As tais peças básicas do guarda-roupa masculino

     E aí gurizada. Vamos para a continuação do post sobre os principais erros, mas agora com algumas dicas de peças básicas para o guarda roupa masculino. Sei que cada vivente tem um gosto diferente e talvez não se imagine usando as roupas que falarei, mas em geral elas se encaixam em diversos estilos, e ainda mais importante, na maioria dos biótipos. Coloco sempre uma foto da peça já que se escrever somente o nome é capaz de 90% dos homens não saberem precisamente do que se trata. Sem mais delongas vamos a elas.

Parte inferior

Calça chino – serve tanto para social quanto para uma situação mais casual. É importante prestar atenção em dois detalhes: que não tenha pregas e que o corte acompanhe a linha da perna (não deve ser justa, mas sim afunilada).


 

  

 

Calça jeans escura/black – todos tem calça jeans, mas uma que não pode faltar é uma bem escura, preferencialmente black, sem lavagens e com a perna reta. Aqui dependendo do biótipo rola uma perna mais ajustada.   

  

 

 

Bermuda cargo – De acordo com o estilo pode ser mais largona, mais ajustada, acabando no joelho, acabando um pouco abaixo… Não querendo ser repetitivo, mas já sendo, o que ficar melhor no teu biótipo (to achando que o próximo post será sobre os biótipos…)

 

 

 

Sapato Oxford – É clássico e não sairá de moda jamais. Para quem trabalha com roupa social é fundamental. Um detalhe é sempre ter os sapatos com cadarço, jamais com elástico. Já li de headhunters que achavam isso um critério eliminatório em entrevistas.

 

Será que é tão difícil usar um tênis assim?

 

Um tenis de passeio – Não de esporte, não sapatenis. Nada com sola muito alta. 

 

 

 

 

 

Parte superior  

 

Camisa de algodão branca – De um fio bom, que não seja nada transparente. Versátil pacas. Aceita qualquer cor de gravata. Sabe aquela história né, homem muda de gravata já mudou de roupa. 

 

 

 

Cardigan (ou sweater gola “v”)- Que seja de uma cor neutra e de malha boa. Para muitos pode parecer roupa de avô, mas é peça chave para compor camadas (algo que ajuda em vários biótipos, e novamente, é um assunto para outro post). 

 

 

Jeans + t-shirt = simples e sem erro.

 

Camisetas lisas – Sempre importante ter umas duas ou três de tons neutros. Servirão tanto para usar por baixo das sociais (assim o suor fica nas camisetas em baixo, evitando aquela pizza na suvaqueira), e também para usar com jaquetas, blazers, e mesmo só elas. 

 

 

 

 

Jaqueta de couro – Sei que é caro, mas combina com de tudo um pouco. Aqui o corte e a cor dependerão do biótipo.

 

 

 

 

 

Como diria meu ídolo Barney: Suit up bro!

Por último algo fundamental no guarda roupa masculino, por mais que o cara não trabalhe de roupa social, é um terno bem cortado. E aqui eu poderia escrever, novamente digo isso, mais um post só sobre tal assunto. Existem muitas variantes: tamanho e corte da lapela (peak ou notch); tipos de tecido (linho, tweed, lã, anarruga, microfibra, além das padronagens…); fechamento (1, 2 ou 3 botões, cruzados ou não). Existem muitos detalhes, e cada um vai de acordo para uma certa ocasião ou biótipo.  A via de regra o primeiro terno comprado deve ser, preferencialmente, de lã fina (super 150 ou 200), de cor navy (o que para nós é o azul marinho) ou cinza escuro. Por quê dessas cores? Servem tanto para noite quanto para dia, tanto para eventos (casamentos, formaturas…) quanto para trabalho, e por último aceitam diversas cores de camisa por baixo. 

E basta. Procurei dar dicas, como disse no início, que servem para todos os gostos, e como é bem “sabido” é impossível agradar gregos e troianos. Dei essa lista como um pequeno guia inicial. Pensem nas combinações possíveis entre essas peças e terão várias possibilidades sociais, casuais, casuais mais arrumadinho… Vou dar uns exemplos para ver se conseguem entender minha linha (tentem usar um pouco de abstração =P):

Calça chino + camisa branca + sapato oxford
Calça chino + camisa branca + cardigan                                    = montada mais para social;
Calça social do terno + camisa branca + cardigan
Terno + cardigan por dentro (dias mais frios, quase inexistentes em SP)

Jeans + camisa branca + jaqueta de couro + tenis
Jeans + camiseta + tenis
Cargo + camiseta                                                                                  = montada mais casual;
Jeans + camisa + cardigan
Jeans + camisa + blazer (o do terno)
Chino + camiseta + jaqueta


Não conseguiu abstrair o suficiente? Google it =P. Bota o nome de cada peça na net e vê as combinações que usam por aí. Não dá para dar tudo mastigado também né…

E aí, será que isso serviu pra alguma coisa?
No próximo post dou dicas na hora de comprar roupas. Ou falo sobre os biótipos. Ah tantos assuntos… chegando lá eu decido.

Fabrício Guerrero Darós – Já foi vendedor, barman, garçom, professor de violão, guia turístico, estagiário, é uma espécie de tradutor, e sonha ser cozinheiro e viajar o mundo gravando programas sobre culinária. Aham vai sonhando… É o namorado da Camila Brincando de Trabalhar Ribeiro =)

Recomendação de leitura:  http://brincandodetrabalhar.wordpress.com/2011/07/06/5-principais-erros-dos-homens-ao-se-vestir/

About these ads

Sobre brincandodetrabalhar

Um novo conceito
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para As tais peças básicas do guarda-roupa masculino

  1. Gabriel disse:

    mandou bem gordo!

  2. Daniel disse:

    Vou até guardar o link pra consultas posteriores!!! hehehe. Valeu a dica e fica um beijo do Dani!! hauahuahauhaua

  3. Jany Lee disse:

    brincando de trabalhar virou sobrenome!

  4. Gostei das dicas, das peças… em especial do Cardigan e do terno. Fazem muita diferença no visual de um cara. E terno tem mesmo que combinar muito com o desenho do corpo, se não temos a velha história do “defunto que era maior ou menor”, horrível!
    Vou indicar o post pro meu irmão, que adora usar terno, mas ainda não descobriu alguns dos outros elementos aqui de cima.
    Até

  5. Muito bom esse post, gostei muito das dicas.
    Beijos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s