Tie-Dye

O Tie-dye possui uma origem incerta. As referências são muitas, principalmente vindas do Oriente… China, Japão, Índia, Marrocos, Indonésia, Polinésia… Também existem muitas citações de países africanos que possuem técnicas de tingimento geniais, e na foto acima, podemos conferir uma típica artesã de Gana vendendo seus tecidos, semelhantes à Chita brasileira, e dentre eles alguns estampados com a técnica de tie-dye e shibori. E se formos pensar bem, antigamente toda a humanidade, povos de todas as regiões do planeta deviam fazer suas próprias roupas e estampas… Então, as técnicas são muitas, e bem antigas também…

No século XX, o Tie Dye volta à tona com os movimentos de contracultura surgidos na Europa e Estados Unidos, como os Beatniks e os Hippies.. Os primeiros eram jovens que gostavam de literatura, poesia, zen budismo, e eram considerados mais intelectuais e contestadores.

Largavam a vida padronizada pelo capitalismo para viverem à beira das estradas, pegando caronas e indo atrás de seus ideais filosóficos, que no caso dos beatniks se localizavam na porção oriental do globo terrestre…

Já os hippies eram mais “light”… Não possuíam “tantos” ideais como os beatniks, mas mesmo assim revolucionaram o mundo. Com estes dois movimentos muito fortes nos anos 60 e 70, a onda do “faça você mesmo” tomava conta das cabeças pensantes, fresquinhas e criativas dos jovens da época, e o tie-dye se tornou uniforme e símbolo de toda essa geração.

Mais atualmente, o tie-dye toma conta das passarelas e da moda verão 2012, e todas as publicações, sites e revistas são unânimes em dizer: o Tie-dye é a principal tendência do verão que já ta chegando… Mas pesquisando esses mesmos sites, vi que mais que o Tie -Dye, o que mais esta em voga na moda hoje é o “Dip-Dye”, um tingimento mais uniforme, uma espécie de degradê, que pode ser feito com cores diversas e produz um efeito visual deveras interessante!

Então pessoal pra quem já é apaixonado pela “coisa”, aproveitem que surgirão muitas peças lindas e interessantes durante os próximos meses, e pra quem ainda não usou, que tal experimentar?

Propostas de tie-dye manual e industrial invadem coleções de verão 2012

Atentem também para as novas técnicas, como o Dip-Dye, lindo demais!

Em seu ateliê, D´Costa cria e recria peças com estampas artísticas.

                 

Encontre peças em tie-dye ecologicamente correto no Ateliê Evolução Eco através: http://www.facebook.com/evolucao.eco

Juliana Thomé

Evolução Eco

Sobre brincandodetrabalhar

Um novo conceito
Esse post foi publicado em Oportunidades e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Tie-Dye

  1. Pingback: Oncinhas |

  2. Murilo Soares disse:

    Prezados: Eu detenho técnicas diferenciadas em tie dye, e um estilo muito próprio de combinar estampas e cores. Gostaria muito de poder divulgar minhas peças, que estão à venda.
    Gostariam que eu enviasse algumas fotos para sua apreciação?
    meu e mail é : modauniversoparalelo@hotmail.com .
    Grato desde já. Murilo Soares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s