5 principais erros dos homens ao se vestir

            Pessoal, devo admitir, é foda mudar o estilo de um homem. O mundo masculino é de maneira geral muito “desencanado” quando se trata de moda, e a maioria acha que é coisa de veado.  A primeira coisa que deve entrar na cabeça dos queridos é a seguinte: É possível se vestir bem e continuar hétero! Eles não assimilam isso de maneira fácil. Vestir-se bem é um baita exercício que exige mais do que a maioria dos homens estão acostumados. Sem mais delongas lá vão os principais erros.

1º Tamanho correto – Sem dúvidas o maior e mais comum erro masculino. A maioria procura peças em que se sintam confortáveis e acabam por comprar 1 ou 2 tamanhos maiores do que deveriam. É a camiseta surrada que ele insiste em usar que o ombro avança até boa parte do braço, e no comprimento acaba passando a metade da bunda; é o jeans que fica folgado na cintura, é segurado por um cinto para não cair, e cabem quatro pernas ali dentro, sem contar aquele monte de calça sobrando amarrotada em cima do sapato. Então em primeiro lugar é descobrir o tamanho exato das peças para evitar errar tanto.

2º O fit –  É aqui a margem de erro que pode existir mesmo sabendo o tamanho das roupas. O caimento (fit) delas é fundamental. No Brasil é muito difícil comprar roupas pois temos biótipos muito variados e as mesmas são feitas para “servirem em todos”. Já na Europa ou nos EUA é normal venderem calças com tamanho de perna, e camisetas com tamanho de tronco (não só tamanhos para cintura e largura respectivamente). É comum comprar em terras tupiniquins uma camisa que nos ombros fique bem porém a manga fica comprida ou larga… Em outras palavras devemos ajustar as peças, e devemos tornar isso um costume, não um empecilho. Sempre tem uma costureira no bairro que vai te salvar direto, aquela que é velhinha, viúva, e tem um gato em casa. As roupas devem ter todas as suas proporções perfeitas. “Mas vou lá saber as proporções, onde deve terminar a camisa, que altura é a barra, e essas porcarias todas?”… é amiguinho, não tem jeito: pesquisa! A internet facilita muito hoje em dia para tirar todas as dúvidas. Perderás quanto? Dez minutos no google e olha lá? Vai lá, senta a bundinha e descobre essas poucas coisas. Talvez aqui as gurias possam dar uma mão valiosa.

3º Não se vestir de acordo com seu corpo– Esse erro vale tanto para os homens quanto para as mulheres. É necessário saber qual é o teu biótipo e que tipo de peças favorecem. Isso vai além do preto ou listras verticais emagrecem…E aqui entrarão vários detalhes que fazem a diferença quando se fala de biótipo, tais como “ terno de 3, 2 ou 1 botão?” ,“calça jeans reta ou mais ajustada?”, “camisa acinturada ou não?” entre muitas outras perguntas. Este é um item mais fácil de pesquisar para as mulheres do que para os homens, já que a moda masculina ainda é escassa de publicações em comparação com a feminina. Aqui vale citar uma dica interssante que é procurar um modelo de estilo que tenha um biótipo parecido com o seu. Vale ressaltar que todos os biótipos podem se vestir bem. O padrão de beleza hoje em dia é chato “bagarai” mas de maneira nenhuma impede de realmente se vestir bem, do bambu magricela ao gordinho baixinho. Sendo redundante, é uma questão de exercício e prática. É bom lembrar que nem sempre o que está na moda ficará bom no seu biótipo.. o importante é sempre evitar os detalhes que não nos ajudam.

Viram? Do barril ao bambu

4º Achar que para se vestir bem deverá ter roupa de marca e gastar muito– Erro grosseiro. Roupas de marca são em geral de qualidade superior em acabamento e corte, o que é muito importante. Contudo, mesmo que tenha essas características, se a peça se enquadrar nos três primeiros erros de nada adianta a marca. Marcas podem dar status, mas nunca garantem que alguém está bem vestido. Em geral um homem deve começar a compor um guarda roupa com peças básicas. Por que pagar 120 reais em uma camiseta branca lisa na Armani se podemos pagar 25 na Hering? Somente após a aquisição de peças básicas boas que podemos pensar em investir em peças mais diferenciadas, que por sua vez são mais caras. Quando chegar nesse ponto, fica a dica de garimpar em brechós, já que estes apresentam peças diferenciadas a preços muito mais acessíveis. A idéia de que brechó é um lugar com roupas de vó e fedorentas já era. Por experiência própria digo que já comprei muita coisa em brechó por 30 reais que nas lojas custam tranquilamente 400 reais.

E aí, uma das duas é Lacoste sem o jacaré. Alguém sabe qual?

Para reforçar a idéia: marcas ajudam sim pois em geral fit better, tem tecidos bons e de qualidade, acabamento bem feito… mas isso não bastará jamais. Chega desse mito de que é preciso gastar muito para se vestir bem.

5º Cuidado aos pés – É até birra minha isso, mas não posso deixar de citar. Tenis de esporte é feito para esporte! PeloamordeDeus, não usem aqueles tenis altões achando que estão bem. Podem dizer o que quiserem, que é confortável e o diabo a quatro, mas é feio demais. O mesmo vale para sapatenis, que é no máximo coisa de pagodeiro. Não quero que usem só allstar, ou sapatos mais sociais, nem de longe é isso. Existe uma variedade enorme de tenis no mercado que são baixinhos, confortáveis e bem bonitos. Eu duvido que não encontre algum que não agrade dos que se encaixam nessas características.

Bueno pessoal estes são os erros que acho mais importantes serem lembrados. São coisas gerais que vejo muito em meus amigos e nas ruas por aí. Vestir-se bem é inegavelmente importante nos dias de hoje, e eu me arrisco a dizer que é um diferencial dos mais fortes no competitivo mercado de trabalho. “Tá bom Fabrício, senta lá…” No próximo post digo algumas dicas de peças básicas que todo homem deve ter em seu guarda-roupa.

Espero que tenham gostado =)

Fabrício Guerrero Darós – Já foi vendedor, barman, garçom, professor de violão, guia turístico, estagiário, é uma espécie de tradutor, e sonha ser cozinheiro e viajar o mundo gravando programas sobre culinária. Aham vai sonhando… É o namorado da Camila Brincando de Trabalhar Ribeiro =)

Sobre brincandodetrabalhar

Um novo conceito
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para 5 principais erros dos homens ao se vestir

  1. Sabrina disse:

    Er er er….realmente bem legais as dicas, vou dar uma estudada e pensar por onde posso começar a mudar os homens ao meu redor….hehehe.

    beijos

  2. Heraldo disse:

    A Glória Kalil que se cuide hein Fabricio!!!!!!!

  3. Daniel Chiappetto disse:

    Daroz, Isso é preconceito contra os skateiros!

    E Sabrina, que papo de vendedora de HerbaLife heim?

    ahahahahaah

  4. Rafael disse:

    putz, o unico que nao cometo é o da marca.

  5. Eita… eu cometo vários!
    Exceto o da marca rsrs

  6. Vitor disse:

    Gostei… nunca dei atenção para roupas. Geralmente uso as que ganho, rs… Vou olhar com mais cuidado.

  7. To gostando de ver, todo mundo empenhado “na causa” =)

  8. Sabrina disse:

    hahahahaha….pior é essa história de herbalife….hahahaha

  9. Cara, acabei de encontrar essas dicas.
    Cometo TODOS os erros possíveis por pura desinformação(desleixo mesmo), mas prometo tomar jeito.
    Por ser baixinho, forte e tipo sorvete (grosso em cima e fino embaixo) sinto uma ENORME dificultade em me vestir corretamente, ficando sempre no básico mesmo.
    É foda.

  10. Adriano disse:

    Esqueceu de dizer que além de tudo tu é estilista também!!
    Valeu pelas dicas, é tudo verdade mesmo heheha

  11. Rafael Volpe disse:

    Vindo de uma pessoa que se veste bem, são dicas muito aceitáveis.

  12. Pingback: As tais peças básicas do guarda-roupa masculino. |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s