USP realiza Jornada sobre história em quadrinhos

Me sinto na obrigação de divulgar esse evento, além de ser científicamente interessante, é divertido também.

Quem tem idade se lembra do Pererê, do Jeca Tatu, do Fradinho e muitos outros personagens que ilustraram a cultura e até mesmo o pensamento de um período da história.

Tendo como proposta “divulgar avanços científicos relacionados às histórias em quadrinhos nas diversas áreas do conhecimento, de modo a promover o intercâmbio de novos conhecimentos e experiências”, a USP começa no dia de hoje a I Jornada Inter- nacional de História em Quadrinhos.

O evento se realiza nas dependências da Escola de Comunicações e Artes, onde o tema aborda a relação do HQ com jornalismo, história, cidadania, linguagem, cinema, literatura e outras áreas, há uma taxa de inscrição, que varia entre R$ 50,00 e R$ 200,00, e a inscrição pode ser feita na hora.

O programa se inicia na noite desta terça feira com a Mesa Redonda “Implodindo preconceitos: os pioneiros do estudo de   quadrinhos no Brasil” com as presenças de  José Marques de Melo (Umesp), Moacy Cirne (a confirmar), Álvaro de Moya (ECA/USP), Antonio Luiz Cagnin (ECA/USP). 

Na quarta feira durante o dia haverá mesas temáticas e a noite um tema cada vez mais presente que são osMangás, com os debatedores Sônia Bibe Luyten (Grupo de Pesquisa de Comunicação Visual/Faculdade Cásper Líbero), Selma Martins Meireles (FFLCH/USP).  Em seguida é debatido os quadrinhos na Argentina, com a Juan Sasturain (Argentina) e Laura Vásquez (Universidad de Buenos Aires/Argentina.

Na quinta feira as 18 h. será debatido a chegada do “gibi” na escola, com os professores Eduardo Calil (UFAL), Elydio dos Santos Neto (UFPA) e Márcia Mendonça (Unifesp), em seguida com a presença de Hector Fernandes L`Hoeste da Georgia State University, serão discutidas as divergências e convergências nos quadrinhos ibero-americanos.

O ciclo se encerra com a presença de Álvaro de Moya (ECA/USP) e a mesa temática sobre os 40 anos do lançamento do livro Shazam! .  Os adéptos tem uma boa oportunidade para conversar sobre o tema.

Fonte: Filosofia, Noosfera e Cibercultura

Sobre brincandodetrabalhar

Um novo conceito
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s